Home Projects HowTo Midia Contact Links



Projeto Orion 2:


Com o projeto Orion 2, a equipe Triton foi segundo lugar no campeonato nacional Guerra de Robôs, recebendo tambem um prêmio de originalidade !!
O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de Julho de 2006, na cidade de Amparo - SP.
Agradecemos a organização, equipes e público que fizeram deste mais um grande evento!!!



  • Para conhecer mais sobre combate de robôs, clique aqui


  • Video Orion x Taz, clique aqui
  • Video Orion x Magaiver, clique aqui
  • Video Orion x Touro, clique aqui


  • Modificação do projeto Orion 1, a rampa deste robô tinha controle de inclinação, basculando atráves de um sistema de redução mecânica com controle remoto. Infelizmente, ao pesarmos o robô, tivemos a surpresa de que haviamos executado o projeto baseados em uma balança que não estava aferida, logo o peso no evento foi de assustadores 62 Kilos!!
    Tivemos que trabalhar rápido para eliminarmos o peso extra, retirando o sistema de controle da rampa, mancais de sustentação, e realizando diversos furos na estrutura externa e interna do robô para chegarmos ao peso de 55 Kilos.




    Diferente do primeiro projeto, este robô tem apenas dois motores para locomoção, sendo que as rodas de cada lado são conectadas através de uma transmissão por correntes, assim como o motor, ocorrendo desta forma a transmissão de força, e tambem uma redução de velocidade e equivalente aumento de torque.
    A parte eletrônica tambem foi alterada, o controle eletrônico neste projeto funciona com ajuste de velocidade em PWM, e nâo como no sistema liga/desliga do projeto anterior (realizado com relês), o que resulta um controle mais apurado, já que a velocidade de ambos os motores são variadas linearmente através do controle remoto.







    A velocidade e torque foram postos a prova em diversas situações, mostrando que os cálculos iniciais estavam corretos.
    O robô desenvolveu ótima velocidade, com força suficiente para levantar o piso da arena, conforme visto nos testes, e tambem arrastar oponentes.