Home Projects HowTo Midia Contact Links



Controle de Motor DC com "ponte H":


O circuito conhecido como ponte"H" é amplamente utilizado em controle de motores de corrente contínua quando se necessita de rotação em ambos os sentidos (horário e anti-horário). Abaixo temos um exemplo de um circuito utilizando mosfets:


Como temos duas entradas (A e B), temos quatro possibilidades de acionamento, sendo:

- A e B em nível 0, no qual nenhum mosfet é acionado e o motor fica parado,

- A em nível 1 e B em nível 0, os mosfets T1 e T4 ficam saturados, permitindo a passagem da corrente elétrica da esquerda para a direita no desenho acima, fazendo com que o motor gire em uma direção,


- A em nivel 0 e B em nível 1, os mosfets T2 e T3 ficam saturados, permitindo a passagem da corrente elétrica da direita para a esquerda no desenho acima, fazendo com que o motor gire na outra direção,



- A e B em nível 1, condição proibida neste circuito, pois todos os mosfets estarão saturados, gerando um curto na bateria.

Este príncipio pode ser utilizado não somente com mosfets ou transistores, mas tambem com chaves, relês e outros tipos de componentes.
Abaixo temos um exemplo de circuito, com dois transistores em darlington para se ter uma capacidade maior de corrente para o motor.


Este circuito vem muitas vezes associado a um controle PWM, ou seja, Modulação por Largura de Pulso, assim, as entradas A ou B são acionadas por pulsos, de forma a realizar também um controle de velocidade.
Recomenda-se utilizar um circuito de isolação entre as entradas A e B e o circuito PWM, tal como um opto-acoplador.