Home Projects HowTo Midia Contact Links



Monte seu speed controller !:


Este circuito analógico tem como função converter os sinais provenientes do receptor dos controle remotos comerciais ou de microcontroladores e transformá-los em sinais modulados por largura de pulso (PPM) necessários para controle de velocidades de motores. Estes sinais são dual, ou seja, são dois sinais, um deles aumenta conforme o joystick se movimenta a partir da posição central para cima, e o outro aumenta a partir da posição central do joystick para baixo, desta forma os sinais podem ser enviados para uma ponte H, realizando o controle de um motor para os dois lados com controle linear de velocidade.


Uma forma mais fácil de realizar esta conversão seria através de um microcontrolador, porem a montagem deste circuito analógico é fácil e não requer nenhum conhecimento de programação, alem de ter um custo inferior.
Para a montagem deste circuito pode ser criado um placa de circuito impresso ou utilizar uma placa universal realizando conexôes com fios.

Descrição do circuito:

  • Clique aqui para ver o esquema elétrico


  • Conectando na entrada um sinal de 5 volts com 1.5 milisegundo, o sinal é buffered por U1A, e os capacitores C2 e C3 ficam carregados por um ciclo setado pelo resistor R2. Ao final de cada pulso, os capacitores "sample-and-hold" C8 e C9 são atualizados com a tensão de C2 e C3.

    A tensão de amostra é sempre comparada pelos amplificadores operacionais U2A,C, para, a partir deste ponto, escalar para cima ou para baixo a tensão do oscilador de onda triangular U2D, produzindo sinais PWM opostos.

    Esta escalação dada pelos resistores R9,10,11,12 faz com que apenas um canal PWM fique ativo por vez.

    Os sinais PWM passam através das chaves analógicas U3B e U3C e são buffered por U1D e U1E. Se existir uma falta de sinal de entrada, U1C, controlado por C7 e R4, vai desligar a saída. Desta forma o motor será desligado no caso do sinal de entrada desaparecer, ou seu controle remoto for desligado.

    Ajustes:

    Conecte as saídas PWM na sua ponte H, regule o resistor R2 até obter um sinal nulo (1.5 milisegundos).
    O uso de capacitores duplos em três estágios é bom, pois permite que o circuito opere mesmo com baixa qualidade de alimentação.
    A frequencia de PWM deste circuito é de aproximadamente 3KHz, o qual é eficiente para a maioria das pontes H, mas é um pouco ruidoso. Altere capacitores C5 e C6 para grandes alterações na frequência, e resistor R3 para pequenas alterações.
    Para alterar a sensibilidade da largura de pulso, altere o valor de R5.
    Para robôs de combate, aconselha-se a alteração dos componentes:
    R5 para 470K, R10 para 22K e C5 e C6 para.1uF.
    Bom divertimento!!!